11 Comentários

Sou educador no ensino médio e tem vários(as) estudantes Meus(minhas), com idades entre 15 e 19 anos, que não tem Redes Sociais de massa (IG, TikTok, Etc.) ou que quando tem, são low profile. Eles são uma geração que ja nasceu neste contexto de Redes Sociais e que talvez já não se deslumbre tanto com essas "novidades" algorítimicas. Que assim seja, pois a Internet e seus habitantes precisam cada vez mais de limites e de modos.

Excelente texto! Vou seguir a News!

Expand full comment

oi phil! adorei ler seu comentário e saber que a nova geração já encara as redes de outro jeito 🙏🏼 temos salvação

Expand full comment

Uma rede que sinto falta: orkut!!!

Expand full comment

eu também! falem o que quiser, mas essa rede era incrível 🥹

Expand full comment

Que saudade do Orkut! Hahahah Já estou te seguindo no insta por que acho que ele merece uma chance sim!

Expand full comment

vamos tentar 🤞🏼🥹

Expand full comment

Eu não acredito que esse movimento off vai levar uma galera pra fora das redes sociais definitivamente, visto que, por exemplo, tenho visto gente reclamando das redes no substack e linkedin que, olha só, são redes e são sociais!

Imagino que uma parcela dos cibernautas insatisfeitos vão repensar o uso e tentar existir aqui virtualmente de um jeito mais intencional e menos caótico. Assim como a gente já está fazendo

ps. só não vou te seguir no insta, porque atualmente estou sem o app rsrs

Expand full comment

pois é... eu não acho que tem como voltar 100% atrás quando o assunto é redes sociais. tem espaço pra reinventar, isso com certeza, e pra cobrar plataformas por melhorias e etc, mas é fato que elas impactaram e transformaram profundamente a relação humana em pouquíssimo tempo, os efeitos são tantos que pouquíssimas pessoas conseguem excluir as redes de vez e voltar a viver no offline (me incluo nessa). cada vez mais acho que o jeito é encontrar outros caminhos pra viver em paz no online.

Expand full comment

Ameiii a ideia. Mas posso te pedir encarecidamente uma comunidade no tiktok também? Hahaha eu saí definitivamente do Instagram porque eu juro, tentei de todas as formas ficar lá, fiz várias estratégias, fiz outros perfis, por último eu tinha um perfil que eu só seguia pessoas que falavam de emagrecimento, era fechado, só postava para mim mesmo, mas algumas moças que postavam sobre emagrecimento acabavam falando de outros temas, então isso foi me dando ansiedade... Comecei a usar o tiktok porque o algoritmo lá parece que entende melhor o que quero ver sabe ? Amo aprender coisas novas lá, muitos ensinamentos. Mas também evito de ficar muitas horas no scrolling infinito para não replicar o mesmo que rolava no insta comigo. Tento usar o tiktok no computador mesmo, e por pouco tempo.

Acho que a ideia de comunidade, das pessoas se conectarem com um objetivo maior isso é massa demais, e não deixe de sonhar, se você sentiu de permanecer por lá e ainda te faz bem, continue ❤️‍🩹

Expand full comment

então... eu tentei usar o tiktok por um tempo mas ele é um gatilho muito grande pra mim 😭 justamente por ser uma rede só com a tela de conteúdo infinito. o reels, por exemplo, é o lugar que eu mais tenho dificuldade no instagram, porque não acaba e eu não consigo me desligar.

até existe uma conta da teoricamente no tiktok com frases que fiz um tempo atrás, mas não consegui ir pra frente porque entrava na rede e perdia horas.

sendo bem honesta, esse insta da teoricamente é um experimento social pra mim, sabe? "será que eu consigo ter uma conta por lá com poucos seguidores, nenhuma meta específica e AINDA ASSIM me sentir bem sucedida?" esse é meu desafio comigo mesma 🫢 e acho que seria legal ter um lugar pra salvar as fotos que tiro e viram capa, trechos de livros e pensamentos mais soltos em um feed que é mais visual, sabe? enfim... pensando pensamentos.

não sei se vai pra frente, mas queria pelo menos experimentar.

de qualquer forma, a news continua firme e forte aqui e no nosso chat, onde vou continuar postando coisas mais aleatórias 🤎

Expand full comment

amiga, a parte que você fala que são os sonhos que te movimentam pra frente me fizeram lembrar, na hora, de uma frase do Eduardo Galeano, que eu acho excelente: “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”

que a gente nunca deixe a realidade nua e crua sufocar a nossa utopia. pois ela é nossa.

tão gostoso estar por aqui! 🌻💛

Expand full comment